....................................................................................................

Uma reflexão independente sobre a mídia.

terça-feira, 30 de julho de 2013

QUAL NOTÍCIA VOCÊ QUER OUVIR PRIMEIRO?

>
Depois da má notícia de ontem ["Publicis (francês) e Omnicom (estadunidense) confirmam fusão de US$ 35 bilhões"], a boa notícia de hoje: "Megafusão publicitária pode esbarrar em leis anti-truste" (O Globo, página 30).

Tim Wu profetiza...

Felizmente algumas vozes se levantaram contra este terrível - e quase terminal - ato da insânia capitalista. Se hoje temos apenas três grandes players (o terceiro é o grupo britânico WPP) na comunicação comercial (leia-se propaganda + relações públicas + patrocínios + promoções de marketing + marketing digital), isto de deve à onda de fusões e aquisições que varre o mundo desde o final dos anos 1970.

Big Crunch.

Impressiona, até, que ainda não haja, depois do tsunami concentracionista, monopólios por toda a cadeia produtiva da comunicação. É um verdadeiro milagre - devido à graça da legislação anti-truste - que ainda tenhamos três grandes redes de TV comercial nos Estados Unidos (excluo desse rol a CNN e a Fox News, por uma razão óbvia - o seu modelo all news.

Os clientes que se... cuidem!

No Brasil, como sempre, o buraco é mais embaixo. Ou seja, estamos cada vez mais no fundo do poço. Os tempos dourados que Regina Augusto tão bem retrata quando conta, em livro, a trajetória da antes poderosa MPM, definitivamente acabaram. As agências brasileiras todas já sucumbiram ao dólar e ao euro. E estão, sempre, debaixo de um dos três guarda-chuvas gigantes...

O resto é boutique de criação...

Acompanhe essa discussão no Observatório da Comunicação Institucional.

Siga o tema por este link.
>