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segunda-feira, 6 de maio de 2013

E eles fizeram de novo!


Mais uma vez O Globo presta um desserviço aos seus leitores e à inteligência nacional!

A matéria de hoje, à página 23 - seção Mundo - estampa uma foto do inimigo público número 1 dos Estados Unidos - Kim Jong-un - em um auditório repleto dos puxa-sacos de sempre.

A manchete:

MARKETING NA CORÉIA DO NORTE (assim mesmo, em caixa alta): A verdade segundo Kim Jong-un. O subtítulo: Ditador manda boletins eletrônicos para melhorar a imagem de seu país no exterior. E-mails são enviados à imprensa internacional sempre que o líder diz "algo relevante".

A matéria vai em frente criticando o uso e o abuso das imagens e dos textos pré-fabricados.

Mas o quê dizer do discurso em causa própria (textos - e imagens - pré-fabricados) que as próprias Organizações Globo fazem em seus "n" veículos, pelo país todo? E sem pagar pelos "espaços", em centímetros/coluna ou minutos "no ar" -, numa contabilidade "inter-companhias" - o que é, no mínimo, concorrência desleal em seus nichos de mercado.

O Rio de Janeiro chega a ser uma espécie de Pyongyang em termos de comunicação e pensamento únicos. É museu patrocinado, é museu em construção, é apoio a museu. Roberto Marinho: patrono da museologia brasileira. Múmias das múmias!

Muito marketing - sim, mas com incentivos fiscais, isenção de impostos, importação de equipamentos mal explicada e monopólio da audiência e das verbas de propaganda.

Usamos, acima, o termo marketing tão erroneamente quanto O Globo, de propósito. Isto para lembrar que um grupo empresarial que tem ótimos profissionais da matéria não devia enxovalhar a disciplina confundindo-a (e a seu público "cativo") com "propaganda enganosa", que é o que se quis dizer na notícia sobre o ditador norte-coreano, a quem o jornal chama de marqueteiro... ora marqueteiro é o conglomerado global.

Não é a primeira vez...

... e não será a última, mas o Offbudsman estará aqui para lembrar, mais uma vez, que eles o fizeram, de novo...
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