....................................................................................................

Uma reflexão independente sobre a mídia.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ricardo Boechat fez a pergunta certa

O âncora matinal da rede Band News FM acertou em cheio quando perguntava, no ar, hoje: - quem são os donos da Super Via, do Metrô Rio e das Barcas S/A ?

Talvez querendo homenagear a tão sofrida aniversariante do dia - a cidade de São Paulo (completando 456 anos de fundação) - Boechat escolheu mirar as mazelas do seu Rio de Janeiro do coração. E justamente no aniversário - também - do Tom Jobim...

E, bem sabem os cidadãos cariocas, não há nada pior na cidade, mais que a violência, mais que a sujeira, não há nada pior no Rio de Janeiro do que os transportes. Sejam eles quais forem; ônibus, trens, bondes, metrô, táxis, barcas. E isso para não falar do Galeão, do trânsito "bandalha" e dos flanelinhas que nunca largarão o osso de nossas canelas assim que ousarmos estacionar em seus domínios.

Desde o tempo dos lotações, dos táxis "no tiro", da Central do Brasil, o Rio de Janeiro é a cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos.

E durante mais de uma hora bradou Boechat com a jovem equipe de reportagem da Band News FM atrás de nomes. Sim, nomes, que ele queria citar no ar. Nas suas palavras: "para que seus vizinhos os cobrem, para que os colegas de escola de seus filhos os cobrem os lucros absurdos em troca de serviço tão ruim".

COMENTÁRIO DO OFFBUDSMAN

Momento raro na imprensa brasileira. Embora uma "confraria", a audiência das rádios "all news" inclui formadores de opinião, líderes empresariais, políticos (ou pelo menos seus assessores). E esses bem que deviam estar curiosos para saber "quem são os donos" das empresas que lucram com a pavorosa privatização, no Rio, dos serviços públicos que Sampa (ainda) mantém - em outro patamar. Vá perguntar aos paulistanos se eles aceitam a privatização do Metrô. Ou da Sabesp. Pois os fluminenses baterão continência em "sim" quando e onde se anunciar a privatização da Cedae. Detestam o estado e tudo aquilo que lembre estado.

Depois não venham reclamar da conta d'água, pedindo ao Boechat que indague, direto de São Paulo, "quem são os donos da água e do esgoto nesta Mui Heróica São Sebastião?"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário